quinta-feira, 5 de junho de 2008

É INCRÍVEL COMO O CINISMO TOMOU CONTA DO CENÁRIO POLÍTICO DA UESB.

Com o passar dos meses o discurso político da colega Thaís parece ter mudado bastante, quando outrora mostrava aversão aos militantes do PCdoB/UJS. Naquele momento (a pouco mais de um ano) representantes da UEB (UJS) estiveram no campus de Jequié portando listas falsas dos estudantes regularmente matriculados. O momento era de uma eleição de DCE, onde concorreram duas chapas, uma encabeçada por membros do PT (o levante), onde a ilustre colega esta inclusa, e outra encabeçada pela UJS. Provado a falsidade das listas, a eleição acabou por ser impugnada e, numa outra puxada logo em seguida, a única chapa inscrita, o levante, venceu as eleições.
Caso algum dado esteja errado a colega poderá corrigir, já que ouvi esta história da mesma.
Naquele momento PT e PCdoB estavam em lados opostos, mas quando o assunto é defender a entidade já apodrecida, UNE, todas as acusações de fraude são deixadas de lado, e até passam a ser compactuadas tendo em vista a suspeita de fraude também no III congresso dos estudantes da UESB em Jequié, onde a lista de inscritos foi passada a limpo, o que daria margem para inscrições na ultima hora, ainda mais depois que o comprovante de inscrição de uma delegada foi encontrada no bolso do estudante, e também membro da gestão 'o levante', João Paulo (estudante de odontologia, creio eu). O mais estranho é que todos os outros comprovantes estavam numa pasta na sala do DCE, já que as inscrições já haviam se encerrado desde o dia anterior.
O congresso foi extremamente esvaziado porém, a plenária final se configurou de outra maneira. A média de participantes dos GTs e das mesas de discussão era por volta de 30 a 40 estudantes, já na plenária final as votações contavam por volta 60 a 70 crachás. Não lhes parece estranho??? Basta olhar as listas de presença, caso também tenham sido adulteradas eu tirei muitas fotos como registro. É SÓ PEDIR!
"estudantes organizados/ as em forças podem conviver e construir coletivamente com estudantes que preferem uma atuação mais independente."
A colega deve estar se referindo a aliança PT/PCdoB feita para defender seu projeto governista. Cooptaram a maioria da plenária que por todo o tempo votou em bloco. Muitos nem sabiam em que votavam. Um exemplo disso foi que, no momento em que tentaram legitimar a UEB no estatuto do DCE (sem qualquer discussão prévia em nenhum espaço do congresso) foi questionado para aqueles que votavam em bloco que significava a sigla da entidade e não houve resposta. Foi preciso um representante da UJS (Garrincha) pegar o microfone e dizer.
Tenha dó!
"as decisões do Congresso trouxe(ram) avanços no sentido da integração do movimento estudantil da universidade que é multi-campi"
O irônico disso tudo é que os "Aliados" foram contra a proposta lançada pelo Coletivo Em Movimento, do qual faço parte, de se integrar a coordenação dos DCE de Itapetinga+Conquista+Jequié numa só, mantendo a fragmentação do projeto político da entidade. Além de tudo vetaram nossa proposta de se criar um novo mecanismo para a convocação de uma Assembléia Geral com 1% de assinaturas dos estudantes do campus, e no lugar disso lançaram uma contraproposta onde esse percentual subiria para 5%, dificultando, e muito, qualquer tentativa de convocar uma assembléia por fora das entidades. Outra deliberação estrambólica defendida pelos ALIADOS foi a abolição da Assembléia Geral Multi-Campi que, apesar de ser difícil de acontecer, seria uma instrumento importante em casos de atuações conjuntas dos 3 campi, como uma ocupação de reitoria por exemplo. Parabéns!! É isso que vocês chamam de integração.
"Sobre a educação destacamos as propostas de Combate a Mercantilizaçã o da Educação a exemplo da luta contra as Fundações de Apoio nas universidades e a defesa de financiamento público para o ensino superior."
Incrível!!! Quem olha assim nem desconfia que os companheiros do PT (no caso Thaís e Pricila, e mais nenhum outro) chegaram no GT sobre o financiamento da educação nos seus últimos 5 minutos. Já a UJS nem deu o ar de sua graça, se retirando em bloco da sala assim que teve acesso as nossas teses.
Apesar da tentativa de alguns/algumas divisionistas do ME tentar implodir a plenária final do III Congresso dos/as Estudantes da UESB com uma denúncia falsa e de até em formas de agressões físicas ao companheiro da UNE-Ba presente no Congresso
Não há como dividir lados que já são opostos! Pensei que isso estivesse ficado cado claro no congresso. Nunca iremos nos aliar com aqueles que defendem as políticas neoliberais do governo Lula, nuca iremos nos aliar com aqueles que se aliaram ao capital poia, isto é antes de tudo, uma traição a classe trabalhadora. Aqueles que ainda lutam pela entidade apodrecida e burocratizada UNE, na sua IMENSA maioria (para não dizer todos) na verdade estão ali para ocupar alguns cargos, cargos estes que nada servem se você não fizer parte da direção majoritária da UJS. A UNE É UMA ENTIDADE GOVERNISTA QUE DEFENDE O PACOTE DE REFORMAS DO FMI/BANCO MUNDIAL (Prouni, Reuni, Reforma Universitária, etc).
Pelo que eu me lembre Thaís, quem começou toda a confusão foi sua amiga e companheira Hete, do curso de história, que partiu para cima do camarada Isaac enquanto este fazia a denuncia de FRAUDE.

Na situação, se quiséssemos mesmo implodir o congresso teríamos feito sem muita dificuldade, tendo em vista todo aquele alvoroço mas, pelo contrario, nos contemos e retiramos a denuncia de fraude para adiantar os encaminhamentos finais.Para finalizar eu vou deixar em anexo a carta escrita por nós em conjunto com a Liga Universitária de Saúde (LUS), assim como a carta escrita pelos dois únicos representantes do campus de Itapetinga no Congresso.

Saudações Socialistas
Glauber Leal
Coletivo Em Movimento

Nenhum comentário: